Tech Transfer
Um Ecossistema de Valor:
Apoiado no modelo clássico do “Triângulo do Conhecimento”, o Ecossistema composto pelo Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, pelo Departamento de Engenharia de Polímeros e pelo Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho, suporta o projeto nos seus objectivos: a transferência de conhecimento para a Indústria dos Plásticos e dos seus Sectores Conexos de Aplicação, como base do modelo de futuro – assegurando a sua Sustentabilidade, o seu contínuo contributo para o Desenvolvimento Económico e Social da Sociedade e a sua competitividade em cenários nacionais e internacionais.
Este modelo assegura um continuo alinhamento da Academia e dos seus Centros de Investigação e Desenvolvimento com as necessidades da Indústria e dos Desafios Globais da Sociedade.
O que é o TECH TRANSFER?
O TECH TRANSFER é um projeto desenvolvido pelo Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros – PIEP – Centro de Interface Tecnológico da Universidade do Minho, o qual pretende efetuar a dinamização da transferência de conhecimento científico e tecnológico na área dos polímeros e compósitos – plásticos para a indústria e para a sociedade.
O projeto tem como grande objetivo a promoção, divulgação, disseminação e transferência de conhecimento científico e tecnológico na área dos polímeros e compósitos – plásticos e o desenvolvimento de demonstradores tecnológicos inovadores com vista à sua valorização económica.
O TECH TRANSFER pretende potenciar o aparecimento de novas soluções, mais sustentáveis, inovadoras e inteligentes, que respondam às necessidades do tecido industrial e que contribuam para a transformação societal.
Negócios
More details
Indústria dos plásticos e dos seus sectores conexos de aplicação
Investigação Aplicada e Tecnologias
More details
PIEP, Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros:
Centro de Interface Tecnológico da Universidade do Minho
Educação Superior e Investigação Científica
More details
Universidade do Minho | Departamento de Engenharia de Polímeros | Instituto de Polímeros e Compósitos
Por que o TECH TRANSFER
Em Portugal o sector dos plásticos tem apresentado um importante dinamismo e crescimento, contando hoje com aproximadamente 1.000 empresas que empregam mais de 21.000 pessoas e que geram 4.5 mil milhões de euros de volume de negócios, onde 3 mil milhões de euros são exportações.
Este sector, que apresenta um papel importante na Economia Portuguesa, encontra-se sustentado por um Ecossistema Científico e Tecnológico existente em Portugal, onde se destaca a Universidade do Minho pela sua capacidade na educação superior e na investigação científica e o Pólo de Inovação em Engenharia de polímeros, PIEP, pela sua capacidade instalada na investigação aplicada com forte pendor na ligação e transferência de conhecimento e tecnologias ao tecido industrial.
Face aos desafios que o Mundo se tem vindo a deparar, desde a transição de uma economia linear para uma economia circular até à 4ª revolução industrial, a iniciativa TECH TRANSFER – Plastics for Future, promovida pelo PIEP, pretende contribuir para alavancar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para a indústria e para a sociedade, e potenciar o aparecimento de novas soluções, mais sustentáveis, inovadoras e inteligentes, que respondam às necessidades do tecido industrial e que contribuam para esta transformação societal.
Iniciativas
PIEP TECH TRANSFER
De forma a atingir os seus objectivos e a entregar valor acrescentado o projeto PIEP TECH TRANSFER contempla um grande número de atividades divididas por dois Eixos principais.
ATIVIDADES
Iniciativas de interação
e transferência
de conhecimento
- Ciclo de Workshops
- Conferências
- Iniciativas de Networking
Promoção
e divulgação
- Programa Televisivo
- Reportagens na Imprensa
- Programa de Rádio e Podcast
- Plataforma Online
- Webinars
Promoção
internacional
- Participação em Feiras e Conferências Internacionais
- Participação em redes e plataformas Internacionais